OLHAR MISSIONEIRO DE ROSSINI RODRIGUES É TEMA DE MOSTRA
Adicionado: (10/05/2013 10:05:12)

  •                 Na noite desta terça-feira, 07 de maio, aconteceu a abertura da I Mostra Fotográfica – O Olhar Missioneiro de Rossini Rodrigues, promovida pelos alunos do 5º semestre do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa. O evento aconteceu no Memorial Casa João Goulart e contou com a presença do prefeito Farelo Almeida e demais representantes do poder público municipal, artistas, estudantes e professores.

    Segundo o artista homenageado Rossini Rodrigues, que se fez presente na abertura da Mostra, o trabalho dos acadêmicos foi importante “porque, como foi enfatizado pelos organizadores, mostra uma São Borja que não é só Getúlio e Jango. Nós temos personagens atuais na música, nas artes, nas poesias e na política também. O interessante é viver o presente e não ficar só no passado”.           Além das fotos das obras de Rossini, o público também pode prestigiar a apresentação do músico Victor Rocha, que cantou e tocou músicas da MPB.

                A Mostra Fotográfica é o trabalho final da disciplina de Produção Cultural I, ministrada pela professora Carmem Abreu, e tem por objetivo levar formas diferenciadas de apreciação cultural à população são-borjense, visto que a identidade cultural do município é mais reconhecida pelo seu patrimônio histórico, sem ter o enfoque ou a divulgação maior na sua produção artística da atualidade.

                A escolha pelo artista Rossini Rodrigues se deve ao fato de ser um artista são-borjense de renome, que vende suas obras nos grandes centros do país, mas é desconhecido por alguns moradores de sua cidade natal. Neste sentido, a Mostra Fotográfica Rossini Rodrigues busca aproximar a expressão do artista Rossini da comunidade são-borjense. A relevância social do projeto se pauta na descentralização e democratização dessa produção cultural através da sua circulação em diferentes espaços da cidade. Além disso, trata-se de um fomento a uma área ampla que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão dentro de São Borja: a organização e a execução de projetos culturais.

    O encerramento da Mostra acontecerá na segunda-feira, dia 13, no hall de entrada da UNIPAMPA – São Borja, a partir das 17h.

    A Mostra Fotográfica é uma realização dos alunos do 5º semestre do curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA, que conta com o apoio de: Colégio Estadual Getúlio Vargas; Instituto Federal Farroupilha – campus São Borja; Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Eventos e Universidade Federal do Pampa – campus São Borja. Os patrocinadores são: Loja 7 Povos; Minha Loja; Missões Mecânica Agrícola Dalla Costa Terraplanagem e Oficina de Fotos.

     

    Confira os próximos dias da Mostra:

    10 de maio: Colégio Estadual Getúlio Vargas – 9h às 12h

           Praça XV de Novembro – 13h30min às 17h

    13 de maio: UNIPAMPA, campus São Borja – 9h às 19h

     

    Texto: Leonardo Marion

    Foto: Luciano Costa

                      
 

Powered Free by PHPmotion - Video Script